segunda-feira, 15 de novembro de 2010

24 ambientes em 30m² - como é possivel?!!

Que os espaços nas grandes cidades estão cada vez menores e, consequentemente, as residências também, todo mundo já sabe. O que começa a aparecer agora é a criatividade das pessoas que, com a necessidade, encontram as mais diversas e inusitadas maneiras de viver em metragens reduzidas.

Um arquiteto chinês chamado Gary Chang, que vive em Hong Kong, transformou seu pequeno apartamento de 30² de uma forma em que 24 cômodos diferentes podem ser configurados lá – evidentemente, não todos ao mesmo tempo. Chang pode ter quarto com cama de casal, banheiro, cozinha, closet, salas de estar, jantar, bar e até uma biblioteca com um volume considerável de livros a hora que quiser – isso só depende do jeito em que ele posiciona as paredes, que são móveis e se deslocam por trilhos instalados no teto. Os móveis e objetos também são multifuncionais: a cama vira mesa, que vira sofá, que volta ser cama, e por aí vai.

Também no teto estão espelhos, que ajudam a causar a sensação de que o espaço é bem maior, além de permitir que a luz natural se espalhe mais fácil. Aliás, a preocupação com o meio-ambiente não foi esquecida, apesar das restrições nos metros quadrados do apartamento. Um filtro alaranjado nas venezianas da (única) janela também cria um efeito de luz para tornar o local mais aconchegante. Certamente, o apartamento de Chang é muito mais compacto que as quitinetes que vemos por aqui, mas bem mais confortável do que uma cápsula de hotel japonês, não é mesmo?

Entenda melhor como é a “logística” dentro do apartamento no vídeo abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário